terça-feira, 23 de junho de 2015

Quem sou?

Meu nome é Ronara Teixeira Cavalheiro tenho 27 anos, estudante do 5º Semestre do Curso de Educação do Campo - Polo Sant'Ana do Livramento-RS. Sou formada em Gestão Empresarial e no Curso Normal (Magistério).





História da Cidade de Sant'Ana do Livramento

Bandeira do Cidade

   O Território do Município esteve completamente deserto alguns anos depois da conquista de 1801, porém entre 1814 e 1818, o governo preocupou-se com a política de consolidação e posse da fronteira da então fronteira do Rio Pardo, e concedeu campos para criar em maior número, então nesse período o território municipal foi distribuído em sesmarias.
  Em 1822, os moradores iniciaram um movimento para edificação de uma Capela, onde se congregassem para os ofícios sacros e a competente povoação, levadas pelas necessidades de defesa, de abastecimento e de comunicação com outros grupos humanos.
  A 30 de julho desse mesmo ano, Antonio José de Menezes e outros fazendeiros receberam autorização do governo da Província e da autoridade eclesiástica, sendo iniciada a construção da capela de Nossa Senhora do Livramento. Em 1830, provavelmente, a padroeira da nova população passou a ser SANT’ANNA, por influência de Dona Anna Ilha de Vargas, fazendeira e pessoa influente no lugar, doou uma imagem para o povoado com o nome de LIVRAMENTO, como a denominação estava enraizada no lugar juntou-se os dois nomes surgindo um terceiro, o então atual nome de Santana do Livramento.
 Em 1857 foi elevada a categoria de vila, sendo desmembrada do município de Alegrete; e finalmente em 6 de abril de 1876, foi elevada a categoria de CIDADE. Santana do Livramento, fundada por Antonio José de Menezes, nasceu como uma estância, tendo sua origem baseada na economia pastoril e sua vida, como a maioria dos núcleos urbanos do Brasil, começou sob os braços da cruz.

Mapa da Cidade de Sant'Ana do Livramento

Primeira Capela de Sant'Ana do Livramento- Igreja Matriz de Sant'Ana.

Fotos Pessoais que marcaram um pouco da história da comunidade.



Nestas Fotos mostram alguns registros que encontrei no álbum de fotos da família, onde representam minhas tias quando criança brincando.
Algumas Festas populares como Semana Farroupilha, Carnaval e Festa Junina

Festas em família 

Fotos de como era a frente da casa onde minha mãe morava quando jovem, onde não havia muitas casas era rua de terra vermelha.

Campeonatos de Futebol da comunidade e carreiras de cavalo, conforme relatos do meu pai meu avô tinha cavalos de corrida.




Minha Avó Maria Teresa, Meu avô Ervandil Har..Minha Tia Cleunice, Tia Claudia, Tia Denise e Minha Mãe Nara 

Objetos Antigos

Chaleira utilizada pela minha avó, que ficou de lembrança.




Ferro que era usado carvão.


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Maquete de Estudos

Trabalho realizado durante a prática compartilhada,para ajudar na explicação sobre a comunidade e o bairro

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Vídeo de relatos sobre a Comunidade

https://www.youtube.com/watch?v=nP-4EjGGszI&feature=youtu.be

Foco na Comunidade e Escola Prefeito Camilo Alves Gisler


       Com foco na comunidade que rodeia escola parceira, pôde-se estruturar dentro de linha de conhecimentos fatores e situações que ilustram e retratam a realidade desta comunidade, ficando evidente no mapa conceitual já elaborado.
Dentro do âmbito social são possível de se observar as formas de organização familiar bem como as fontes de rendas alternativas existentes neste contexto.      Nessa perspectiva social percebem-se problemas sociais que estão relacionados a esta comunidade, principalmente no entorno escolar com questões ligadas ao uso de drogas, violência familiar e ausência de um sistema de saneamento básico, problemas estes que são enfrentados também em outras comunidades, que de certa forma, colabora para o aumento dos problemas enfrentados nacionalmente em diferentes comunidades.
    Quanto às atividades relacionadas ao “Lazer”, evidencia-se a presença de espaços direcionados para a prática de esportes (ginásios poliesportivos), praças, centros culturais de músicas típicas do nosso estado e espaços culturais com o registro dos principais acontecimentos históricos do município, espaços esses que servem como alternativa para que os habitantes dessa comunidade tenham opções e alternativas para se divertirem quando não estão desenvolvendo seus afazeres laborais.
      Já no que tange a escola tem-se nela um espaço de formação de opiniões, onde o lúdico e as diferentes atividades propiciam o desenvolvimento de aprendizagem através de oficinas pedagógicas que permitem a comunidade escolar à descoberta de vários talentos locais.
No que diz respeito a fatores econômicos a comunidade possui pequenos comércios como cabeleireiros, armazéns, supermercados, farmácias, posto de gasolina, livraria, lojas. Estando assim a economia local bem desenvolvida, pois alem destes pequenos comércios também temos profissionais autônomos.
   Os espaços geográficos têm paisagens naturais modificadas com o crescimento populacional que de acordo com o tempo foram construindo casas próprias, para alugar e vender, pois o bairro desenvolveu-se e esta atraindo as
pessoas para morar por estar muito perto do centro da cidade tendo transporte coletivo com circulação diária. Próximo a escola tem um moro e as pessoas acabaram construindo casas próximo a este local sendo habitadas de forma irregular.
    Em relação a saúde a comunidade esta bem amparada porque tem dois postos de saúde e dois posto de assistência sendo um CAPS E CRAS ambos para tratar problemas de drogas,violência,abuso infantil,abuso a mulher e de assistencial ajudando famílias com vulnerabilidade onde não tenham onde morar,passando fome e com isso ajudam as famílias buscar uma renda extra oferecem cursos gratuitos.
A comunidade escolar está se desenvolvendo cada vez mais, pois com o passar dos anos o lugar onde era um banhado hoje tem atrativos bem diversificados onde os valores são passados de geração em geração. Buscando sempre o melhor para a comunidade.
Mapa Conceitual


Foto de Satélite da Comunidade  


Time de Futebol do Atlético Clube Irajá de 1965



Antiga Estação Ferroviária - Hoje Estação Cultura



Estação Ferroviária de Sant'Ana do Livramento em 1910

      A ESTAÇÃO: A estação de Santana do Livramento foi inaugurada em 1910 como ponta do ramal entre Cacequi e a cidade, localizada na fronteira com o Uruguai, onde gemina com a cidade de Rivera. Em maio de 1912 foi inaugurado o tráfego mútuo entre Livramento e Rivera, fazendo com que os trens pudessem ligar o Rio de Janeiro e São Paulo a Montevideo e dali a Buenos Aires. 


Antiga Estação Ferroviária onde era localizada a Escola Prefeito Camilo Alves Gisler.



Estação Ferroviária reformada onde hoje é chamada de Estação Cultura,pois dentro encontra-se um museu com a história da comunidade.


Relato da Diretora da escola

A atual diretora da Escola Municipal Prefeito Camilo Alves Gisler Marília Alves da Rosa, onde passou algumas informações relatando que a escola era chamada como Escolinha da Estação e logo depois Camilo. Sua estrutura era péssima, sendo, em madeira tendo apenas quatro peças onde havia apenas duas salas de aulas, banheiro e refeitório. Logo mais tarde no ano de 1990 a mantenedora a Secretaria Municipal de educação construiu novos pavimentos no andar de baixo onde foi colocada as demais turmas, no ano de 1995 foi que a instituição completou seu quadro passando a ter ensino fundamental completo.
Diretora Marília Alves da Rosa

Escola Parceira

A escola foi fundada no ano de 1962 como o nome de Escola Ferroviária localizada na Vila Sila, por serem mantenedores os ferroviários, e terem um contingente grande de familiares que necessitavam ter uma escola ampla para acomodar seus filhos. Teve como primeira diretora a Sra. Irma Saucedo de 1962 a 1964. No ano de 1968 a escola passou a chamar-se Escola Camilo Alves Gisler, em 1973 a escola passou a funcionar no prédio do antigo colégio Professor Dias no atual endereço Rua Romagueira de Oliveira. O educandário possuía apenas o ensino fundamental incompleto de 1º a 4º serie. No ano de 1995 passou a funcionar com o ensino fundamental completo de 1ª a 8ª serie. Conta hoje com aproximadamente 200 alunos, um quadro de 26 professores e 05 funcionários.
Fotos da Atual Escola Modernizada